quinta-feira, 21 de junho de 2012

Gerente de Projetos

Gerente de Projetos é o profissional responsável pela determinação das tarefas, alocação de recursos, controle sobre prazos e custos para que as metas do projeto sejam atingidas.


Atributos

Não importa qual software de gerenciamento de projetos seja utilizado, os atributos de um gerente de projetos devem fazer parte do seu cotidiano profissional sendo o diferencial para o sucesso do projeto, portanto deve ser utlizado para melhor conduzir a equipe ao resultado mais favorável possível.

É um profissional que está vinculado a área de projetos, portanto deve possuir características como flexibilidade, criatividade, paciência e persistência, além é claro das habilidades inerentes como conhecimento no gerenciamento de projetos e uma dica para um bom aperfeiçoamento é buscar as certificações existentes no mercado, oferecida pelo http://www.pmice.org.br/ conhecida com Certificação PMP.

"O sucesso do Projeto está diretamente ligado ao seu desempenho"

As decisões a serem tomadas requerem liderança e autoridade suficiente para que as metas sejam definidas, para isso é competência do Gerente de Projetos criar tarefas e reprograma-las, alocar recursos e alterar seu agendamento, verificar sub-alocação, comprar, contratar, emitir relatórios diários e estabelecer recursos emergenciais necessários, etc.

O Gerente de Projetos tem que ser um profissional motivado com seu trabalho, visto que, deve proporcionar as pessoas uma interação harmoniosa e um ambiente de trabalho o mais transparente possível, devendo ter uma comunicação participativa e sendo solícito com o staff da empresa.

O perfil desejado do Gerente de Projetos que não devem faltar:

Conhecimento organizacional - Conhecimento dos setores financeiro, recursos humanos, comercial e a consciência das implicações administrativas e os custos decorrentes destas.
Conhecimento Técnico - Competência Técnica na área de especialização, Métodos de pesqisa.
Habilidades de Comando - Auto estima, Liderança, Trabalho em Equipe, Capacidade de Alocação de Recursos, Habilidade de Tomada de Decisões;
Outras Habilidades - Criatividade, Transparência, etc.

"Os profissionais com poucas habilidades de relacionamento pessoal não são bons candidatos a exercer a função de Gerente de Projetos"

Ações Necessárias:

 
  1. Iniciar bem o projeto;
  2. Planejar a integração do projeto;
  3. Desenvolver uma estrutura integrada;
  4. Estabelecer cronograma e o orçamento;
  5. Controle integrado do projeto;
  6. Gerenciar conflitos;
  7. Remover barreiras;
  8. Ajustar prioridades;
  9. Facilitar transferências do projeto;
  10. Estabelecer meios de comunicação.
Algumas Qualidades Necessárias:

  1. Pró-Ativo
  2. Perseverante
  3. Orientado a Objetivos
  4. Comunicativo
  5. Motivador
  6. Organizado
  7. Facilitador
  8. Treinador ( Coaching)
  9. Inovador
  10. Decisivo
  11. Entusiasta
  12. Energético
  13. Criativo

  
Fica bem evidente que o Gerente de Projetos deve ser um profissional com todas as competências acima citadas e que esteja preparado para administrar bem o andamento do projeto em termos de escopo, tempo, risco e qualidade, assunto do próximo post.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário